Bolsonaro faz retificação em exoneração de Weintraub do Ministério da Educação - Rádio Liberdade FM Online

Bolsonaro faz retificação em exoneração de Weintraub do Ministério da Educação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retificou a exoneração do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23). 

Na retificação, foi incluída a informação de que a exoneração do ministro teria início no dia 19 de junho, e não no dia 20, quando foi publicada a decisão em edição extra do DOU.

O ministro, que deixou o cargo na quinta-feira (18), viajou dois dias depois aos Estados Unidos com passaporte diplomático. Segundo o MEC, ele se instalaria em Washington para ocupar uma diretoria no Banco Mundial, por indicação de Bolsonaro. 

Um dia antes, Weintraub disse ao colunista Igor Gadelha que a viagem aos EUA devia-se a ameaças de morte que estaria recebendo. “A prioridade total é que eu saia do Brasil o quanto antes. Agora é evitar que me prendam, cadeião e me matem”, afirmou.

Segundo a colunista Thais Arbex, Weintraub tem passaporte diplomático emitido desde julho de 2019. Essa categoria não costuma ter uma validade maior do que os comuns, que é de dez anos.

O fato de ele ir para um posto no Banco Mundial também dá a Weintraub o direito de um passaporte diplomático – ou seja, mesmo após a exoneração do Ministério da Educação, ele poderá continuar utilizando o documento.

Economista de formação e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub estava no cargo desde abril de 2019, quando substituiu Ricardo Vélez Rodríguez.

Nesse período, acumulou polêmicas envolvendo o orçamento das universidades federais, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acusações de racismo e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 23/06/2020