União Europeia acusa Amazon de usar dados de forma injusta - Rádio Liberdade FM Online

União Europeia acusa Amazon de usar dados de forma injusta

A União Europeia fez acusações formais contra a Amazon por abusar de seu domínio nas compras online. Margrethe Vestager, principal autoridade antitruste da Comissão Europeia, disse na terça-feira (10) que uma investigação descobriu que a Amazon usou dados sigilosos de vendedores da plataforma para alimentar seus próprios algoritmos de varejo e assim decidir quais novos produtos lançar e o preço de cada nova oferta na Alemanha e na França, os maiores mercados da empresa na União Europeia.

“Não temos problema com o sucesso da Amazon ou seu tamanho, nossa preocupação é a conduta empresarial muito específica que parece distorcer a concorrência”, acrescentou.

A Comissão Europeia disse em julho do ano passado que havia aberto uma investigação formal sobre a Amazon. A Comissão tem analisado acordos entre a Amazon e varejistas independentes e se os dados dos vendedores estão sendo usados ??de forma injusta pela gigante do comércio eletrônico, que também vende seus próprios produtos.

A Comissão disse na terça-feira que sua visão preliminar é que a Amazon violou as regras antitruste da UE, mas que sua investigação deve ser concluída antes que quaisquer penalidades sejam impostas.

O modo como as grandes empresas de tecnologia usam os dados e lidam com seus rivais menores tornou-se um foco importante para os reguladores dos dois lados do Atlântico. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou no mês passado o Google de sufocar a concorrência para manter sua posição dominante no mercado de buscas online e publicidade em buscas.

A União Europeia emergiu como um campo de batalha fundamental para a tecnologia por causa de suas regras rígidas sobre proteção de dados, discurso de ódio, tributação e questões de concorrência. A UE tem um histórico de multar empresas de tecnologia dos EUA como o Google, e a Amazon pode ter o mesmo destino.

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 10/11/2020