Mais de 240 militares da Marinha chegam ao sul da Bahia para limpeza e monitoramento de manchas de óleo - Rádio Liberdade FM Online

Mais de 240 militares da Marinha chegam ao sul da Bahia para limpeza e monitoramento de manchas de óleo

Um navio com 244 fuzileiros navais da Marinha atracou, na manhã desta quinta-feira (14), no porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Os oficiais vão trabalhar na limpeza das praias atingidas pelas manchas de óleo na região.

A embarcação Almirante Saboia, com capacidade para 500 tripulantes, partiu do Rio de Janeiro e chegou na cidade do sul da Bahia após três dias de viagem. O grupo vai atuar na limpeza das praias de Ilhéus até Caravelas.

Vieram também na embarcação 30 veículos para ajudar nas operações. De acordo com a Marinha, a volta dos oficiais não tem data marcada.

Após o desembarque dos tripulantes e de equipamentos, o navio vai seguir para um monitoramento pelas costas sul e extremo sul da Bahia. A embarcação vai realizar a patrulha naval em áreas designadas, em ação de presença no porto de Ilhéus, operações de monitoramento, além de participar, com outros navios, na busca por possíveis manchas de óleo ou agentes poluidores, em especial nas regiões próximas ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Os militares do grupamento operativo de fuzileiros navais vão se juntar aos outros 30 militares da Marinha, mais 30 do Exército que já estavam atuando na região. A base que vai atender aos fuzileiros foi montada em Ilhéus e as operações começam pelas praias da cidade na sexta-feira (15), conforme informou a Secretaria do Meio Ambiente do Município.

Navio Almirante Saboia chegou em Ilhéus na manhã desta quinta-feira (14) com militares que vão atuar na limpeza das praias atingidas por óleo na Bahia  — Foto: Reprodução/TV Bahia

Navio Almirante Saboia chegou em Ilhéus na manhã desta quinta-feira (14) com militares que vão atuar na limpeza das praias atingidas por óleo na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Novas Manchas

Novas manchas de óleo voltaram a aparecer, nesta quinta-feira, no extremo sul da Bahia. As substâncias foram encontradas nos municípios de Nova Viçosa, Mucuri e Prado.

No município de Prado, os fragmentos do óleo chegaram em grande quantidade na praia de Cumuruxatiba. Segundo a prefeitura, os funcionários já estão fazendo a coleta da substância.

Em Mucuri, perto da divisa com o Espírito Santo, também foi registrada a chegada de fragmentos da substância nesta manhã.

Já na cidade de Nova Viçosa, foram registrados pequenos fragmentos do óleo desde quarta-feira (13). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, essa quantidade é maior do que já tinha chegado na praia antes.

O órgão informou ainda que o retorno das manchas pode ter sido ocasionado pela mudança de tempo, já que chuvas e fortes ventos do sul podem ter trazido a substância. A prefeitura informou que os funcionários já estão fazendo a limpeza na praia.

Cairu, Belmonte e Maraú

Óleo volta a aparecer na praia de Mucuri na manha desta quinta-feira (14) — Foto: Redes sociais

Óleo volta a aparecer na praia de Mucuri na manha desta quinta-feira (14) — Foto: Redes sociais

Na quarta-feira (13), novas manchas de óleo já haviam chegado na Praia da Enseada, no distrito de Garapuá, que fica na cidade de Cairu, baixo sul da Bahia. A praia, que é um dos destinos turísticos da região, foi limpa por equipes da prefeitura e de voluntários. Nesta quinta-feira, a prefeitura divulgou que cerca de uma tonelada foi retirada.

No dia anterior, terça-feira (12), novos fragmentos de óleo também voltaram a aparecer em Belmonte, no sul da Bahia. Foram recolhidos cerca de 18 kg da substância na praia do Mar Moreno.

Em Maraú, também no baixo sul da Bahia, já foram recolhidas mais de 50 toneladas de óleo do galpão onde estava sendo armazenado. Foram usados cerca de quatro caminhões no processo de coleta.

A substância começou a aparecer na Bahia no começo de outubro. Ao menos 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos já foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência.

[Por: R. Amaral | Fonte: G1 | 15/11/2019]