Argentina começará vacinação contra Covid-19 na terça-feira - Rádio Liberdade FM Online

Argentina começará vacinação contra Covid-19 na terça-feira

Argentina começará a vacinar seus cidadãos contra o novo coronavírus na terça-feira (29), usando a vacina russa Sputnik V, disse o governo no sábado (26), após a aprovação do imunizante pelas autoridades de saúde para uso emergencial.

O presidente argentino Alberto Fernández e os governadores provinciais disseram que funcionários da área da saúde receberão as vacinas em menos de 72 horas. Cerca de 300 mil doses chegaram à Argentina na quinta-feira (24) e as próximas remessas são esperadas para o início de 2021.

“A ideia é que quando chegar o outono (no hemisfério sul), teremos um grande número de pessoas dos grupos de risco vacinadas”, disse Fernandez em reunião com governadores.

A Argentina, terceira maior economia da América Latina, foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19, registrou quase 1,6 milhão de casos do novo coronavírus e mais de 42 mil mortes pela doença. 

A vacina russa deve chegar a cada província da nação sul-americana na segunda-feira (28), e na manhã de terça-feira serão administradas as primeiras doses, informou o governo, em nota.

Na quarta-feira, a Argentina se tornou o terceiro país a aprovar a vacina Sputnik V, depois da Rússia e da Bielo-Rússia. A Argentina também aprovou a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

Alguns cientistas demonstraram preocupações sobre a velocidade com que a Rússia tem trabalhado a favor da Sputnik V, dando o aval regulatório para a vacina e lançando campanhas de imunização em grande escala antes que os testes completos sobre a segurança e eficácia do medicamento tenham sido concluídos.

A Rússia diz que as críticas são infundadas.

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 27/12/2020