Trump diz à Marinha dos EUA para 'abater e destruir' barcos iranianos - Rádio Liberdade FM Online

Trump diz à Marinha dos EUA para ‘abater e destruir’ barcos iranianos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a plataforma Twitter para dizer que instruiu a Marinha americana a “abater e destruir todo e qualquer navio iraniano que ameaçar os navios americanos”. 

Nesta quarta-feira (22), oficiais do Pentágono disseram que o tweet era uma ordem legal, embora não tenha marcado uma mudança nas regras do compromisso. “O presidente emitiu um aviso importante aos iranianos. O que ele estava enfatizando é que todos os nossos navios mantêm o direito de legítima defesa e as pessoas precisam ter muito cuidado em suas interações para entender o direito inerente de legítima defesa”, afirmou o vice-secretário de Defesa, David Norquist.

O general John Hyten, disse que os militares “aplicarão essa ordem clara do comandante-chefe em ordens legais”, acrescentando que está claro para o Irã que existe uma linha que eles não podem cruzar e que provocaria uma resposta. “Não precisamos de mais nenhuma recomendação para fazer isso. Acho que a mensagem do presidente foi clara e não precisamos de mais ações”, acrescentou.

O tweet é a mais recente ameaça provocativa que Trump expôs contra Teerã, em meio a uma prova de sua manipulação da pandemia de coronavírus, e levanta temores sobre a possibilidade de um erro de cálculo entre os dois inimigos de longa data. 

As tensões aumentaram acentuadamente em janeiro, quando os EUA mataram o segundo oficial mais poderoso do Irã, o general Qasem Soleimani, e no início deste mês, Trump, sem citar nenhuma evidência, alegou que seu governo tinha informações de que “o Irã ou seus representantes estão planejando um ataque a tropas ou a ativos dos EUA no Iraque “.

Ele alertou sobre um “preço alto” a pagar se tais atos fossem concretizados.

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 24/04/2020