Terceira nuvem de gafanhotos é identificada no norte da Argentina - Rádio Liberdade FM Online

Terceira nuvem de gafanhotos é identificada no norte da Argentina

Uma nova nuvem de gafanhotos foi identificada no fim da tarde segunda-feira (20), na província de Formosa, ao norte da Argentina. Com isso, a América do Sul tem, até o momento, três nuvens de gafanhotos em atividade. A primeira nuvem permanecia na Argentina até domingo (19) enquanto a segunda estava a cerca de 100 km do Brasil.

De acordo com o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar (Senasa), inicialmente, acredita-va que era a mesma nuvem vista no Paraguai, mas, segundo o engenheiro agrônomo e chefe do Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa, Hector Medina, técnicos confirmaram se tratar de uma terceira nuvem.

Ainda não há mais informações sobre as dimensões e movimentação do fenômeno, já que foi descoberto há pouco tempo.

Como a tendência natural é que a segunda nuvem passe pelo Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, no Rio Grande do Sul, já começou a elaborar um mapa das localizações de aeronaves agrícolas e quantas são entre a fronteira oeste do estado com a Argentina e o Uruguai.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, citou cuidados que agricultores devem tomar caso as plantações sejam atingidas pelos insetos, que são considerados pragas para a vegetação.

“Se vier, o que a gente torce para que não aconteça, é controle químico, e tanto a Secretaria de Agricultura do RS quanto a equipe do Ministério da Agricultura estão preparados e de prontidão para trabalhar coordenadamente”, assegurou.

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 21/07/2020