China pretende dobrar arsenal nuclear em 10 anos, diz relatório do Pentágono - Rádio Liberdade FM Online

China pretende dobrar arsenal nuclear em 10 anos, diz relatório do Pentágono

A China tem planos de ao menos dobrar sua quantidade de ogivas nucleares em seu arsenal na próxima década e seus militares já igualaram ou ultrapassaram os Estados Unidos em uma série de áreas-chave, de acordo com um novo relatório do Pentágono divulgado nesta terça-feira (1º).

A análise sugere que Pequim fez grandes avanços em áreas como construção de navios, desenvolvimento de mísseis balísticos e de cruzeiro, bem como sistemas integrados de defesa aérea.

O relatório detalhando as capacidades militares da China surge em meio a tensões crescentes entre Washington e Pequim sobre uma série de questões, incluindo atividades militares chinesas no Mar da China Meridional e o apoio dos EUA a Taiwan. Também foi publicado na corrida para a eleição de 2020, quando o presidente Donald Trump está tentando fazer de sua postura cada vez mais agressiva em relação a Pequim uma questão-chave de campanha.

“Ao longo da próxima década, o estoque de ogivas nucleares da China – atualmente estimado em 200 anos – deve pelo menos dobrar de tamanho à medida que o país expande e moderniza suas forças nucleares”, diz o relatório, acrescentando que o número de ogivas no Os mísseis balísticos intercontinentais chineses baseados em terra que são “capazes de ameaçar os Estados Unidos devem crescer para cerca de 200 nos próximos cinco anos”.

“As forças nucleares da China irão evoluir significativamente na próxima década, à medida que se moderniza, diversifica e aumenta o número de suas plataformas de entrega nuclear terrestre, marítima e aérea”, disse o relatório, acrescentando que “a China está buscando um ‘ tríade nuclear “com o desenvolvimento de um míssil balístico lançado pelo ar com capacidade nuclear e aprimoramento de suas capacidades nucleares terrestres e marítimas.”

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 02/09/2020