Multidão de fiéis participa da procissão de ‘Domingo de Ramos’ no centro de Salvador

Igreja dá início à Semana Santa neste domingo (25). Confira a programação de missas e procissões até o Domingo de Páscoa.

Fiéis participam do tradicional Domingo de Ramos, em Salvador, neste domingo (14). — Foto: Ramon Ferraz / TV Bahia

Vários fiéis católicos saíram em cortejo do bairro do Campo Grande até a Praça Municipal, em Salvador, na manhã deste domingo (14), na tradicional Caminhada de Ramos. O evento religioso marca o início da Semana Santa e antecede o domingo de Páscoa. [Veja abaixo a programação da Semana Santa]

Os participantes se concentraram no Campo Grande, por volta das 7h30, e, após a bênção dos ramos, por volta das 8h20, seguiram rumo à Praça Municipal, onde será celebrada uma missa pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Durante a procissão, uma das celebrações mais marcantes do calendário católico, os fiéis celebram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho, que é considerado um símbolo da humildade.

Confira a programação:

  • 14 de abril – Domingo
    A abertura da Semana Santa acontece no Domingo de Ramos, que este ano será no dia 14 de abril. Os fiéis se encontrarão na praça do Campo Grande às 7h30 e seguirão em procissão até a praça Municipal, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa.
  • 17 de abril – Quarta-feira Santa
    A Quarta-feira Santa é marcada pelo encontro simbólico das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos. Neste dia, às 12h30, a Missa será celebrada na Igreja da Ajuda (Centro Histórico). Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 13h30, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida até a Igreja de São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus), onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão percorrerá algumas ruas do Centro Histórico e as duas imagens serão levadas de volta para a Igreja da Ajuda.
  • 18 de abril – Quinta-feira Santa
    Na manhã da Quinta-feira Santa, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais. Neste dia, todo o clero da Arquidiocese de Salvador participa desta Celebração Eucarística que, este ano, acontecerá na Catedral Basílica, às 8h30. Durante a celebração, Dom Murilo fará o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos, que são usados no Batismo e no Crisma, e o óleo da Unção dos Enfermos. Nesta celebração os padres também renovam as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. É um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
  • Missa da Ceia e do Lava-Pés
    À noite, às 18h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Basílica.
  • 19 de abril – Sexta-feira da Paixão – Sexta-feira Santa
    Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 15h, na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Logo após, os fiéis sairão em procissão, carregando as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, relembrando os últimos passos de Jesus no caminho até o calvário. A partir das 17h, na Catedral Basílica, acontecerá a veneração da imagem do Senhor Morto
  • 20 de abril – Sábado Santo / Vigília Pascal
    No Sábado Santo, a Vigília Pascal terá início às 18h, na Catedral Basílica.
  • 21 de abril – Páscoa
    Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Catedral Basílica.
Os participantes se concentraram no Campo Grande, por volta das  7h30. — Foto: Ramon Ferraz / TV Bahia

Após a bênção dos ramos, por volta das 8h20, seguiram rumo à Praça Municipal, onde será celebrada uma missa pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. — Foto: Ramon Ferraz / TV Bahia

Fonte:G1

Compartilhe
Comentários
Loading...
WhatsApp chat Fale conosco