Com baixo estoque de sangue Hemoba pede apoio a comunidade para doações - Rádio Liberdade FM Online

Com baixo estoque de sangue Hemoba pede apoio a comunidade para doações

A unidade do Hemoba em Feira de Santana atende atualmente as duas unidades hospitalares de alta complexidade, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital Estadual da Criança (HEC).

De acordo com a coordenadora do setor de produção, a biomédica Marilene de Souza, o banco de sangue da unidade está passando por um momento crítico, precisando da doação de todos os tipos sanguíneos.

“Estamos fazendo um apelo a toda população de Feira de Santana porque o nosso estoque está em fase crítica, precisamos de sangue O+, A+, B+, AB+ e RH-. O Hemoba atende aos hospitais do HGCA e HEC que são unidades de alta complexidade e recebem pacientes de todas as cidades circunvizinhas”, explicou Marilene.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora informou que o Hemoba está recebendo estoque de outras unidades do interior do estado e nesse momento, o apoio da comunidade é fundamental.

“Uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas, então nesse momento crítico que estamos passando em nossa unidade do Hemoba, a população será bem vinda para nos ajudar com esse ato de solidariedade”, finalizou.

Quem pode realizar as doações:

– Todas as pessoas que tenham entre 16 a 69 anos de idade
– Menores de 18 anos, precisam estar acompanhados com os responsáveis legais
– Pessoas acima de 70 anos de idade precisam ter feito a primeira doação antes dos 60 anos de idade e está com bom estado de saúde
– Não ter doenças sorológicas como HIV, HTLV, sífilis, hepatites, anemias, nem doenças hematológicas
– Está alimentado e ter passado a noite anterior de forma tranquila

A unidade do Hemoba Feira de Santana, fica ao lado do do HGCA 2, antiga Dires com funcionamento de segunda à sexta de 8h às 1h2 e de 13h às 17h.

Por: R. Amaral | Fonte: AcordaCidade | 07/11/2020