OMC terá 1ª mulher no comando após disputa entre nigeriana e sul-coreana - Rádio Liberdade FM Online

OMC terá 1ª mulher no comando após disputa entre nigeriana e sul-coreana

Duas mulheres, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e a sul-coreana Yoo Myung-hee, são as candidatas finalistas na disputa pela direção geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). É a primeira vez que a instituição será comandada por uma mulher, em 25 anos de existência. A informação é da AFP.

Os dois nomes foram anunciados oficialmente pelo porta-voz da OMC, Keith Rockwell, na sede da organização em Genebra. A vencedora, que deve ser definida no início de novembro, irá assumir a vaga deixada pelo brasileiro Roberto Azevêdo, que renunciou no final de agosto, um ano antes do esperado.

Ngozi Okonjo-Iweala, 66 anos, é formada em Economia e foi a primeira mulher de seu país a comandar os ministérios das Finanças e das Relações Exteriores. Ela também foi diretora de operações do Banco Mundial e liderou um dos programas da Organização Mundial da Saúde de luta contra a covid-19.

Yoo Myung-hee, 53 anos, é a primeira mulher de seu país a dirigir o ministério do Comércio, além de já ter trabalhado na embaixada da Coreia do Sul na China (2007-2010).

Por: R. Amaral | Fonte: Metro1 | 08/10/2020