Rodrigo Pacheco: CPI da Covid será instalada na quinta (22) ou terça (27) - Rádio Liberdade FM Online

Rodrigo Pacheco: CPI da Covid será instalada na quinta (22) ou terça (27)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta sexta-feira (16) que o presidente que for eleito para comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 irá escolher o relator da comissão. Ele também disse que a CPI deve ser instalada na próxima quinta-feira (22) ou terça-feira da outra semana (27)

“Na próxima semana teremos feriado na quarta, então podemos eventualmente instalá-la na quinta ou na terça da semana que vem, são 2 dias possíveis de ser instalada. A eleição do presidente e vice é uma escolha dos membros da CPI. Não cabe ao presidente do Senado. Uma vez eleito o presidente, ele designará um relator”, afirmou o parlamentar.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do Congresso nacional também ressaltou que a CPI da Covid poderá ocorrer de forma semipresencial. Embora Pacheco acredite que a comissão “por sua natureza” deva ser presencial, ele afirmou que caberá ao presidente e aos membros a definição do acordo de procedimentos.

“O que deve ser presencial e a identificação de atos que possam ser feitos de forma não presencial. Naturalmente deverá haver por parte do presidente da CPI uma grande preocupação para que os atos sejam realizados de maneira correta, com lisura e aquilo que for sigiloso, que se mantenha o sigilo, o que for necessário se apurar presencialmente, que assim o faça, e nos caberá garantir a segurança sanitária para isso”, disse.

Sobre os possíveis nomes que aparecerem recentemente para presidir e relatar a comissão, Pacheco disse que não lhe cabe interferir na eleição. “As decisões que me cabem tomar, eu as tomo. [Mas] Não me cabe interferir nisso. Uma vez cumprindo minha parte, para que haja uma sessão de instalação do presidente e do vice-presidente, não mais interferirei”.

Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou à CNN que Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido para ser o relator da CPI da Covid-19 na Casa. O presidente da comissão será o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o próprio senador da Rede.

Aziz tem um perfil independente, mas não era desejado pelo governo para assumir o cargo. Já Randolfe faz oposição sistemática ao Executivo e é um dos autores do pedido de investigação.

Por ter a maior bancada na Casa, o MDB deveria ficar com a presidência da CPI, mas o partido preferiu escolher a relatoria. Dessa forma, o PSD, segundo maior partido do Senado, ficou com a presidência.

Por: R. Amaral/Márcia Chaves | Fonte: CNN | 16/04/2021