RJ, SC, PI e GO começam a vacinar a população contra a Covid-19 - Rádio Liberdade FM Online

RJ, SC, PI e GO começam a vacinar a população contra a Covid-19

As doses da Coronavac chegaram ao Distrito Federal e a outros cinco estados brasileiros na tarde desta segunda-feira (18). A vacinação contra a Covid-19 já foi iniciada em Goiás, em Santa Catarina e no Piauí e no Rio de Janeiro, além de São Paulo, que começou no domingo. Doses do imunizante também chegaram ao Mato Grosso do Sul.

Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, foi aprovada para uso emergencial em reunião da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17).

Em Santa Catarina, o primeiro vacinado foi um profissional da saúde, o enfermeiro Júlio César Vasconcelos, que atua no combate à doença do novo coronavírus em Florianópolis. Já em Goiás, a imunização começou em ato simbólico realizado na cidade de Anápolis (GO).

O início das imunizações está sendo acompanhado das autoridades dos estados. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, foi o responsável por aplicar a primeira vacina. Em Florianópolis, o governador Carlos Moisés (PSL) se posicionou atrás do momento da aplicação.

No Piauí, o início da vacinação englobou cinco profissionais da saúde. O primeiro é o médico obstetra Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos em uma maternidade em Teresina (PI) e já teria feito cerca de 20 mil partos na sua carreira.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica a primeira dose da vacina contra a Covi
O governador Ronaldo Caiado (DEM) aplica a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Há a expectativa de que mais estados iniciem ainda hoje a imunizar suas populações.

Em situação de colapso no sistema de saúde, o Amazonas pretende iniciar a imunização ainda nesta segunda. Após reunião em Brasília, o governador Wilson Lima (PSC) retornou à Manaus para o ato.

No Mato Grosso, a expectativa é que as doses cheguem e sejam aplicadas por volta das 20h30, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande (MT). 

João de Jesus Cardoso foi vacinado em SC
João de Jesus Cardoso, residente de uma casa de repouso, foi a segunda pessoa vacinada em Santa Catarina (18.jan.2021)

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 18/01/2021