Instituto Inhotim é fechado após rompimento de barragem

Parque fica localizado em Brumadinho, cidade atingida pelo rompimento de barragem da Vale há cerca de uma hora

Instituto Inhotim , em Brumadinho, fechou as portas no início da tarde desta sexta-feira, por determinação do Corpo de Bombeiros, após o rompimento de uma barragem da companhia Vale. Visitantes e funcionários foram obrigados a deixar o local.

Segundo a assessoria de imprensa do parque, a lama de rejeitos não chegou o local.

A Vale informou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos.

Nas redes sociais, a prefeitura da cidade publicou um alerta para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba. Moradores informam que acessos à cidade estão fechados.

O incidente em Brumadinho ocorre três anos após a tragédia de Mariana, quando uma barragem de rejeitos da companhia Samarco, também da Vale, se rompeu. Cerca de 43,7 milhões de m³ de lama, volume próximo do Pão de Açúcar, vazaram de instalações da mineradora no maior desastre ambiental do Brasil. O acidente ocorreu no dia 5 de novembro de 2015. Dezenove pessoas morreram, e cidades da região sofrem até hoje com os efeitos dos detritos tóxicos espalhados pelo mar de lama.

Compartilhe
Comentários
Loading...
WhatsApp chat Fale conosco