É #FAKE que vídeo mostre remédio e que ele revele um alerta de sempre quebrar comprimido antes de tomar - Rádio Liberdade FM Online

É #FAKE que vídeo mostre remédio e que ele revele um alerta de sempre quebrar comprimido antes de tomar

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma pessoa retira de uma cartela uma toalha descartável compacta e embalada em forma de comprimido. As imagens são acompanhadas de uma legenda que diz: “Galera fica esperto p/tomar remédios. Quebre primeiro o remédio antes de tomar. Olhem esse vídeo”. A mensagem é #FAKE.

 — Foto:   G1

— Foto: G1

O vídeo mostra, na verdade, um produto facilmente encontrado na internet. Trata-se, de fato, de uma toalha compacta, e não de um remédio.

A mensagem falsa também é encontrada em um vídeo que circula na internet desde agosto. Na legenda (em coreano), o autor diz: “Aviso: Quebre o comprimido antes de comer, caso contrário você perderá sua vida. O vídeo sacudiu o mundo inteiro em 2,17 minutos. Não esqueça de encaminhar após a visualização”.

Em um outro vídeo que circula na web, uma criança molha uma toalha em formato de comprimido para mostrar como o produto até então desidratado acaba virando uma toalha descartável.

É #FAKE que vídeo de toalha em forma de comprimido mostre medicamento — Foto:  Reprodução

É #FAKE que vídeo de toalha em forma de comprimido mostre medicamento — Foto: Reprodução

A mensagem falsa menciona a prática de partir comprimidos como se isso fosse algo natural e inofensivo, mas também não é verdade. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) diz que há estudos que mostram os riscos envolvidos na partição de comprimidos.

Um dos documentos, voltado aos profissionais farmacêuticos, diz que a partição de comprimidos exige cautela. É recomendável, por exemplo, que o comprimido seja sulcado (tenha um risquinho) e apresente baixa toxicidade. É importante também que o comprimido não tenha o revestimento usado para impedir que a cápsula se dissolva no estômago. E que não seja de formulação de liberação prolongada.

É importante ainda verificar as informações do produto antes de decidir sobre a partição de comprimidos. Em geral, apenas comprimidos sulcados podem ser partidos. O paciente usuário do medicamento precisa entender os esquemas terapêuticos envolvendo comprimidos partidos. Partidores de comprimidos podem ser usados para melhorar a precisão do corte, mas os pacientes devem receber instruções para seu uso correto. Pacientes também devem ser orientados sobre o armazenamento apropriado de comprimidos partidos.

[Por: R. Amaral | Fonte: G1 | 14/10/2019]