Dólar cai com mercado de olho em fala de Guedes sobre auxílio - Rádio Liberdade FM Online

Dólar cai com mercado de olho em fala de Guedes sobre auxílio

O dólar abriu em queda ante o real nesta sexta-feira, devolvendo parte dos fortes ganhos da véspera. Às 9h13, a moeda norte-americana recuava 0,33%, negociada a R$ 5,4315. 

O mercado continua preocupado com os gastos públicos depois que o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a possibilidade da criação de um novo programa emergencial para beneficiar 30 milhões de pessoas. 

Após reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, Guedes disse que o programa pode ser criado “desde que seja dentro de um novo marco fiscal, robusto o suficiente para enfrentar desequilíbrios”. A ideia seria incluir na PEC Emergencial um mecanismo de calamidade que permita “atender algumas coisas, travando outras”. 

Nesta sexta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, deve se reunir com democratas para discutir emendas apresentadas por republicanos à resolução orçamentária que busca acelerar o tratamento do pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão. 

Lá fora 

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, 5, na esteira do rali dos mercados de Nova York, que ontem renovaram máximas históricas após dados macroeconômicos positivos dos EUA. O índice japonês Nikkei subiu 1,54% em Tóquio hoje, a 28.779,19 pontos, impulsionado por ações de transportes e do setor imobiliário, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,07% em Seul, a 3.120,63 pontos, o Hang Seng se valorizou 0,60% em Hong Kong, a 29.288,68 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,61% em Taiwan, a 15.802,40 pontos.

O apetite por risco predominou na Ásia depois de as bolsas de Nova York subirem mais de 1% ontem e os índices S&P 500 e Nasdaq fecharem em novas máximas recordes, em reação a dados animadores dos EUA que sugerem recuperação da maior economia do mundo, após o impacto da pandemia de Covid-19.

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 05/02/2021