"Abri mão de ter acesso à prova do Enem", diz ministro da Educação - Rádio Liberdade FM Online

“Abri mão de ter acesso à prova do Enem”, diz ministro da Educação

Em meio a polêmicas a respeito da formulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou da Comissão do Pacto Nacional pela Educação, na manhã desta quarta-feira (17). O ministro compareceu à sessão por espontânea vontade e foi questionado a respeito das denúncias de pressão política na construção do exame.

O Enem tem sido alvo de polêmicas desde que 37 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela formulação da prova, pediram exoneração com a justificativa de “fragilidade técnica e administração da atual gestão do Inep”.

“Além disso, os ex-funcionários também denunciaram interferência política na formulação do exame.Com relação à prova do Enem, a possibilidade de qualquer interferência está totalmente fora de contexto. Embora, até por ordem ou por questão de hierarquia, eu pudesse ter acesso (à prova), eu abri mão disso considerando as polêmicas que poderiam gerar. Em nenhum momento houve interferência na quantidade, na qualidade (das questões). Essas questões fazem parte de um banco de questões que já foi preparado em outras questões. Nós só tivemos uma comissão que escolheu as questões”, disse.

Redação: Rádio Sim FM Online | 17/11/2021