220 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 chegam ao Brasil - Rádio Liberdade FM Online

220 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 chegam ao Brasil

Duzentos e vinte mil doses da vacina de Oxford em parceria com a AstraZeneca contra o coronavírus chegaram ao Brasil neste sábado, 1º de maio. 

As doses foram importadas pelo consórcio Covax Facility, uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê o desenvolvimento e a fabricação de imunizantes para países em desenvolvimento com o objetivo de uma imunização igualitária em todo o mundo.

Após o desembarque, os imunizantes foram levados à Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As vacinas, agora, serão distribuídas conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI).

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas recebidas pela iniciativa garantem a primeira dose de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas de 60 a 64 anos — que já está em andamento. Ao todo, de sexta-feira (30) a domingo (2) serão recebidas 10,9 milhões de doses da vacina. Na sexta foram entregues 6,5 milhões pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da Coronavac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Além disso, o ministério prevê que a quantidade de doses será o suficiente para iniciar a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Cerca de 3,8 milhões de pessoas com comorbidades devem ser vacinadas. 

Na quinta-feira (29), o Ministério da Saúde publicou o informe técnico sobre a distribuição dessas 6,9 milhões de doses dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Neste domingo (2), uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde.

O Covax Facility é uma aliança internacional da OMS que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização. O Brasil tem direito a 10,5 milhões de doses. Em março, foi enviado um total de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujos lotes foram fabricados na Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

Por: R. Amaral/Márcia Chaves | Fonte: CNN | 01/05/2021