Por incêndios florestais, Bahia decreta situação de emergência em 73 municípios - Rádio Liberdade FM Online

Por incêndios florestais, Bahia decreta situação de emergência em 73 municípios

O governador Rui Costa decretou situação de emergência em 73 municípios baianos após risco de incêndios florestais. O decreto foi publicado no Diário Oficial da Bahia deste sábado (10).

A declaração autoriza que a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e demais órgãos de proteção ambiental possam ser deslocados para ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução. 

O decreto, que ficará em vigor por 90 dias, abrage municípios situados nos Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico.

A partir deste decreto, qualquer atividade capaz de produzir potencial risco de geração de novos focos de incêndio fica proibida. De acordo com o governo estadual, entre os 73 municípios, 30 já foram atingidos pelo fogo.

Rui Costa se pronunciou por meio de suas redes sociais. “O sol e a seca, às vezes também com imprudência e às vezes com má-fé das pessoas, terminam provocando esses incêndios. Por isso o Governo do Estado está usando todo o material humano disponível e equipamentos para debelar o fogo.”

Para controlar e combater o fogo, cinco aviões e um helicóptero do Grupamento Aérero da Polícia Militar da Bahia fazem o lançamento de água. A previsão é de atuação de 30 militares, em conjunto com o ICMBio, PrevFogo e diversos brigadistas e técnicos do Inema. 

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 10/10/2020