Campanha reduz lixo na praia no Verão - Rádio Liberdade FM Online

Campanha reduz lixo na praia no Verão

O serviço será realizado até o final de fevereiro | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE - Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE

Embora diariamente os banhistas de Salvador já tenham se acostumado a assistir à cena de um veículo motorizado circulando à beira-mar para fazer a coleta de lixo, esta semana a visibilidade para este trabalho vai aumentar com uma campanha educativa.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) começa amanhã a edição anual do projeto ‘A onda é preservar – praia boa é praia limpa’. O objetivo é retirar os excessos em 24 praias de Salvador, além das ilhas do Recôncavo.

O serviço será realizado até o final de fevereiro, de sexta-feira a domingo, e inclui mais de 20 quilômetros de orla, tendo como ponto de partida o trecho entre o Porto e o Farol da Barra.

O projeto inclui a participação de 25 agentes de educação ambiental, com a missão de distribuir sacolas biodegradáveis, além de fortalecer junto a frequentadores, vendedores ambulantes e comerciantes a necessidade de limpeza das praias.

Desde a destruição das barracas, por decisão judicial, há 9 anos, grande parte da orla vem sendo usada como lixeira a céu aberto, como se pode verificar às manhãs de segundas em cenários de estarrecer pela disposição contrária ao processo civilizador.

Não se sabe se por falta de contêineres de tamanho apropriado ou de educação da cidadania, ou as duas opções conjugadas, o certo é que há locais onde até restos de construção civil são misturados à areia e já não se encontra com facilidade os búzios e parte da fauna antes abundante.

A iniciativa de promover limpeza nas praias neste período de maior número de banhistas partiu da própria cidadania, nos anos 1980, com a realização da campanha “Lixo Zero no Porto é Dez”, permitindo a retirada de lixo atiradas ao mar provavelmente pelos próprios frequentadores.

[Por: R. Amaral | Fonte: Metro1 | 09/01/2020]