Após matar comerciante em São Gonçalo e fugir para São Paulo, homem retorna e é preso pela Delegacia de Furtos; “quando vi a polícia, pensei em me matar”, diz acusado - Rádio Liberdade FM Online

Após matar comerciante em São Gonçalo e fugir para São Paulo, homem retorna e é preso pela Delegacia de Furtos; “quando vi a polícia, pensei em me matar”, diz acusado

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, sob o comando do delegado André Robeiro, prenderam na manhã desta segunda-feira (15), Rafael Cerqueira de Jesus, também conhecido como ‘Rafael Cigano’, no povoado de Lage, zona rural de Santa Bárbara. Ele é acusado de latrocínio (roubo seguido de morte) no mês de agosto de 2017 em São Gonçalo dos Campos e de tentativa de assassinato contra uma adolescente na zona leste de São Paulo, para onde fugiu e ficou cerca de 4 anos.

O latrocínio

Rafael Cigano estava foragido após assassinar um comerciante na zona rural de São Gonçalo dos Campos, para roubar o veículo da vítima. O crime aconteceu na manhã do dia 4 de agosto de 2017. Segundo as investigações, homens a bordo de um veículo Ford Ka cometeram o assassinato do comerciante Raimundo Reis Borges Santana, 43 anos, no povoado de Magalhães, em São Gonçalo dos Campos.

A vítima morava no Parque Panorama, em Feira de Santana e tinha um estabelecimento comercial no município vizinho. Após estacionar seu veículo Ônix e chegar na porta do estabelecimento, o comerciante foi surpreendido por um dos criminosos e mesmo sem esboçar reação, foi assassinado friamente. A morte do comerciante foi captada por câmeras de segurança.

Ouvido por nossa reportagem, Rafael contou que venderam o veículo por R$ 2 mil e com medo da polícia fugiu para São Paulo, onde responde pela tentativa de assassinato de uma jovem, na época com 15 anos, na zona leste da capital. De acordo com a polícia paulista, a adolescente foi agredida a pauladas após recusar o assédio do vizinho. Ainda de acordo com as investigações, a jovem teria quebrado um cigarro eletrônico e ele ameaçava contar ao pai da garota, caso negasse ter relações com ele. Com a negativa da adolescente, ele a agrediu a pauladas e fugiu.

Na entrevista ao repórter Denivaldo Costa, Rafael conta outra versão e diz que ao ser descoberto pela Polícia Civil em Santa Bárbara “pensou em se matar”. Ele conta ainda que utilizou documentos falso e chegou a passar por outros estado, como Alagoas, até retornar para a Bahia. Ouça a entrevista de Rafael CiganoTocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

A polícia descobriu a verdadeira identidade de Rafael após encontrar uma Carteira Nacional de Habilitação no interior do veículo usado para cometer o latrocínio contra o comerciante em São Gonçalo dos Campos.

Segundo um comparsa, preso pouco depois do crime, a arma utilizada no crime teria sido vendida a um morador da cidade de Tanquinho. A arma foi apreendida, mas o comprador não foi localizado na ocasião.

A polícia continuou com as investigações e efetuou a prisão de Rafael após descobrir que estava escondido na zona rural de Santa Bárbara.

Por: R. Amaral | Fonte: Central de Polícia | 15/02/2021