Infectologista estima que até início do segundo semestre todos os idosos de Feira de Santana estarão vacinados - Rádio Liberdade FM Online

Infectologista estima que até início do segundo semestre todos os idosos de Feira de Santana estarão vacinados

A infectologista Melissa Falcão, que coordena o Comitê de Combate à Covid-19 em Feira de Santana, participou de uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (27) em que comemorou a vacinação na cidade e a diminuição das notificações diárias da doença. Ela frisou ainda que junto com esses dados está a queda do número de internamentos.

A médica afirmou que muitas pessoas que estão internadas são vítimas da forte onda da covid-19 vivida em dezembro na cidade e que alguns pacientes que vieram a óbito estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sofreram complicações por infecções, algumas até não relacionadas com a covid-19.

Animada com as notícias de outros países, como Israel, de que em uma média de 30 dias após a vacinação, o índice de internamentos de idosos caiu, ela relatou que a estimativa é que até o meio do ano todos os idosos de Feira de Santana sejam imunizados.

“Isso já vai dar uma segurança e uma tranquilidade muito grande para toda essa faixa etária e para toda a comunidade”, enfatizou.

Reações adversas

Sobre relatos de reações adversas em pessoas que já tomaram as vacinas contra a covid-19, Melissa comentou que a maioria tem apresentado reações adversas leves, como dor no local da aplicação, dor no corpo com sensação de fadiga e cansaço.

“As reações que estamos considerando moderadas, são de pessoas que têm febre, tem dor de garganta, tem calafrios. Algumas têm relatado uma reação alérgica localizada ao redor dos olhos, mas nada que tenha precisado de atendimento médico ou precisado de internação e que não se resolva em curto período de tempo. Então as reações alérgicas estão realmente bem leves e muito bem toleradas pelas pessoas que têm tomado as vacinas até o momento”, concluiu.

Por: R. Amaral | Fonte: AcordaCidade | 27/01/2021