É FAKE que UFMG fez estudo que diz que suco de inhame corta os efeitos da dengue em apenas quatro horas - Rádio Liberdade FM Online

É FAKE que UFMG fez estudo que diz que suco de inhame corta os efeitos da dengue em apenas quatro horas

É #FAKE que UFMG fez estudo que diz que suco de inhame corta os efeitos da dengue em apenas quatro horas

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que um estudo realizado pela UFMG concluiu que o suco de inhame corta dos efeitos da dengue em apenas quatro horas. A mensagem é #FAKE.

 — Foto:  G1

— Foto: G1

A assessoria da universidade diz que não foi identificado nenhum estudo com esse teor.

A mensagem falsa afirma que o estudo “ainda não foi divulgado”. No entanto, já faz anos que essa mensagem circula. O boato está na internet desde pelo menos 2013.

Em 2019, a UFMG fez até um vídeo em que uma especialista fala a respeito do tema. E nega que tenha havido qualquer estudo com essa conclusão.

A entrevistada é a professora Marise Fonseca, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Ela afirmou: “Não existe estudo que comprove a eficácia e a efetividade desse recurso na dengue”.

G1 fez reportagem a respeito em 2019. Na ocasião, o médico Carlos Caldeira, coordenador do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital de Base de Rio Preto, disse que o suco de inhame não é um “remédio” capaz de aumentar rapidamente a imunidade ou “agir de forma mágica” nos sintomas da doença, que incluem febre, cansaço, dor de cabeça e no fundo dos olhos.

Veja o que diz a mensagem #FAKE

“Se você está com dengue preste atenção: de acordo com um estudo realizado pela UFMG (mas ainda não divulgado), o suco feito de inhame (carazinho) corta os efeitos da dengue em apenas 4 horas. O inhame deve ser batido cru no liquidificador, apenas com água. Compartilhem, gente, muitos casos de dengue, vamos ajudar as pessoas.”

É #FAKE que UFMG fez estudo que diz que suco de inhame corta os efeitos da dengue em apenas quatro horas  — Foto:  G1

É #FAKE que UFMG fez estudo que diz que suco de inhame corta os efeitos da dengue em apenas quatro horas — Foto: G1

[Por: R. Amaral | Fonte: G1 | 20/02/2020]