Embasa é autuada por prefeitura após lançar esgoto de três bairros de Luís Eduardo Magalhães em rio

Cidade fica no oeste da Bahia. Desvio da água suja começou no domingo (3), após um problema no sistema de tratamento.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, autuou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nesta segunda-feira (4), por lançar água de esgoto no Rio das Pedras, que fica no município.

De acordo com a prefeitura, a água suja deveria seguir para a estação de tratamento da cidade, mas o equipamento que faz o deslocamento quebrou no último domingo (3). Com isso, o esgoto de três bairros passaram a ser jogados no rio.

Os bairros são: Floráis Léa, Santa Cruz e Jardim Paraíso. No local onde a água suja é lançada, o mau cheiro é muito forte. O esgoto está caindo diretamente no rio.

“É uma situação muito grave. É um crime ambiental que está sendo cometido pela Embasa. No sentido de que eles tiveram um problema no motor, dentro de uma elevatória, e, a partir dali, houve um extravasamento de esgoto”, contou a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabel de Paula Ceron.

Essa é a 5ª vez que a Embasa é autuada por extravasamento de esgoto na cidade. Na última, a empresa recebeu uma multa de R$ 400 mil. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, o órgão não tem um plano de contingência pra evitar os danos ambientais.

No comunicado, a Embasa informou também que está trabalhando para consertar o equipamento. Segundo a empresa, esse extravasamento do esgoto é previsto na norma técnica, e o órgão municipal ambiental é comunicado depois que isso acontece.

A Embasa disse ainda de está tomando medidas para reduzir a vazão do esgoto direcionado para o extravasador.

Fonte:G1

Compartilhe
Comentários
Loading...
WhatsApp chat Fale conosco